Declara��o Ubuntu Sobre Educa��o,
Ci�ncia e Tecnologia para o
Desenvolvimento Sustent�vel

Johanesburgo, �frica do Sul, 4 de setembro de 2002
No empenho de fazer com que solu��es integradas trabalhem no sentido do
desenvolvimento sustent�vel, e da mobiliza��o do setor educacional para contribuir com o
desenvolvimento sustent�vel;

N�s, as organiza��es educacionais e cient�ficas do mundo,

Universidade das Na��es Unidas, UNESCO, Academia Africana de Ci�ncia, Conselho
Internacional pela Ci�ncia, Associa��o Internacional de Universidades, Campus
Copernicus, Educa��o Superior Global pelas Parcerias de Sustentabilidade, Conselho de
Ci�ncia da �sia, Academia de Ci�ncia do Terceiro Mundo, L�deres Universit�rios para
um Futuro Sustent�vel, e Federa��o Mundial de Organiza��es de Engenharia,

Convidamos a uma iniciativa que fortale�a a educa��o cient�fica e tecnol�gica.

Cientes de que solu��es integradas pelo desenvolvimento sustent�vel dependem da
aplica��o continuada e eficaz da ci�ncia e da tecnologia, e de que a educa��o � fator
cr�tico para estimular que se abordem os desafios do desenvolvimento sustent�vel.

Endossando a Carta da Terra como conjunto de princ�pios e diretrizes equilibrados,
fundamentais e inspiradores para se construir uma sociedade global justa, sustent�vel
e pac�fica no s�culo 21, princ�pios esses que devem permear todos os n�veis e setores
da educa��o.

Observando que a ci�ncia compreende todas as ci�ncias � naturais, sociais e
humanas.

Reconhecendo a necessidade de construir uma ponte que transponha o hiato de
conhecimento entre as na��es do mundo atrav�s de uma retifica��o fundamental na
distribui��o da educa��o para sustentabilidade.

Reconhecendo que o objetivo �ltimo da educa��o em todas as suas formas � prover
conhecimento, habilidades e valores a fim de empoderar as pessoas a operarem
mudan�as.

Preocupados com o fato de que a educa��o n�o vem sendo utilizada como ve�culo
para alcan�ar um desenvolvimento sustent�vel.

Reafirmando o papel indispens�vel da educa��o para se promover desenvolvimento
sustent�vel, e o importante papel desempenhado pela educa��o na mobiliza��o da
ci�ncia e da tecnologia em prol da sustentabilidade, tal como descrita no cap�tulo 36
da Agenda 21.

Relembrando a Declara��o de Luneburg sobre Educa��o Superior para o
Desenvolvimento Sustent�vel de 10 de outubro de 2001, e sua �nfase no papel
indispens�vel da educa��o superior, que informa e apoia toda a educa��o na tarefa de
abordar os desafios cr�ticos do desenvolvimento sustent�vel.

Reconhecendo que a comunidade cient�fica e tecnol�gica, tal como representada pelo
Conselho Internacional para a Ci�ncia, Academia de Ci�ncias do Terceiro Mundo, e
Federa��o Mundial das Organiza��es de Engenharia, ao longo deste World Summit for
Sustainable Development (WSSD) pediu por um novo contrato social entre ci�ncia,
tecnologia e sociedade para o Desenvolvimento Sustent�vel.

Determinados a trabalhar para atingir as metas contidas na Declara��o do Mil�nio, no
Monterrey Consensus e na Declara��o de Desenvolvimento de Doha.

Incitamos os Governantes do WSSD e a agenda p�s-WSSD a:

Designar os educadores como d�cimo grupo interessado no processo do WSSD.

Conclamamos os educadores, governos e todas as partes interessadas a:

Rever os programas e curr�culos de escolas e universidades, a fim de melhor enfrentar
os desafios e oportunidades do desenvolvimento sustent�vel, concentrando-se em:
Planos locais, regionais e nacionais;
Criar m�dulos de aprendizado que ofere�am habilidades, conhecimento,
reflex�o, �tica e valores como um conjunto equilibrado;
Educa��o fundada em problemas na escola prim�ria e secund�ria a fim de
desenvolver abordagens integradas, e n�o instrumentais, � solu��o de
problemas desde os primeiros est�gios do ciclo educacional;
Pesquisa cient�fica fundada em problemas na educa��o superior, tanto como
abordagem pedag�gica como na fun��o de pesquisa;

Envidar esfor�os para atrair os jovens para o of�cio de professor a fim de atingir as
metas do Mil�nio de acesso universal � educa��o prim�ria, e fortalecer continuamente
a educa��o secund�ria e superior. Nos pa�ses desenvolvidos o principal desafio dos
pr�ximos anos ser� o de estancar o grande fluxo de sa�da de professores experientes
que chegam � idade da aposentadoria ou partem para outros desafios.

Desenvolver mecanismos permanentes para oferecer aos professores e incorporar aos
curr�culos informa��o sobre os progressos no conhecimento cient�fico e tecnol�gico
relevantes ao desenvolvimento sustent�vel.

Promover transfer�ncia de conhecimentos de forma inovadora a fim de acelerar o
processo de preenchimento das lacunas e desigualdades na �rea do conhecimento.
Esta � uma responsabilidade conjunta de professores, escolas, institui��es de
pesquisa e educa��o e dos governos.

Para atingir estes desafios e objetivos, estamos resolvidos a trabalhar em favor de um
novo espa�o global de aprendizado sobre educa��o e sustentabilidade que promova
coopera��o e troca entre institui��es de todos os n�veis e em todos os setores da
educa��o no mundo todo. Esse espa�o deve ser desenvolvido com base nas redes
internacionais de institui��es e na cria��o de centros de excel�ncia regionais, que
congregam universidades, polit�cnicas, e institui��es de educa��o secund�ria e
escolas prim�rias. Convidamos todos os outros atores respons�veis a unirem-se a n�s
nesse esfor�o.



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