71� F�rum do Comit� Paulista para a D�cada da Cultura de Paz
|
parceria UNESCO - Palas Athena
|
|
|
MERCANTILIZA��O DA INF�NCIA
|
- UM PROBLEMA DE TODOS -
|
|
Isabella Vieira Machado Henriques e Lais Fontenelle Pereira
|
|
|
Ningu�m nasce consumista. O consumismo � um h�bito que se tornou uma das
caracter�sticas mais marcantes da sociedade atual. N�o importa o g�nero, a faixa
et�ria, a nacionalidade ou a cren�a. Hoje, todos s�o impactados pela comunica��o
mercadol�gica que nos convida a consumir de modo irrefletido contribuindo para a
insustentabilidade do planeta.
|
|
Ainda em pleno desenvolvimento e, portanto, mais vulner�veis que os adultos, as
crian�as n�o ficam fora dessa l�gica e sofrem cada vez mais cedo as graves
conseq��ncias relacionadas aos excessos do consumismo na inf�ncia, tais como:
obesidade infantil, erotiza��o precoce, consumo de tabaco e �lcool, estresse
familiar, banaliza��o da viol�ncia, entre outros. Hoje em dia as crian�as s�o
convidadas, cada vez mais cedo, a participar do complexo mundo do consumo,
sem estar preparadas para isso.
|
|
A mercantiliza��o da inf�ncia �, portanto, um problema de todos n�s. Embora a
quest�o seja tratada quase sempre como algo relacionado � esfera familiar,
crian�as que aprendem a consumir de forma desenfreada e inconseq�ente, pela
publicidade que lhes � ilegalmente dirigida, desenvolvem valores distorcidos da
realidade que contribuem para problemas �ticos, econ�micos, sociais e ambientais.
|
|
A crian�a precisa ser protegida dos apelos mercadol�gicos. Crian�as t�m direitos e o
principal � ter inf�ncia. Elas devem ser respeitadas em todas as fases de
desenvolvimento para que cres�am com valores humanistas e n�o materialistas.
Antes de ser consumidora a crian�a precisa se tornar efetivamente cidad� para que
possa fazer escolhas de forma cr�tica e consciente.
|
|
ISABELLA VIEIRA MACHADO HENRIQUES, Coordenadora Geral do Projeto Crian�a e Consumo.
Mestre em Direito das Rela��es Sociais - Direitos Difusos e Coletivos pela Faculdade de Direito
da Pontif�cia Universidade Cat�lica de S�o Paulo (PUC-SP). Autora do livro Publicidade
abusiva dirigida � crian�a, editado pela Editora Juru� em 2006.
|
|
LAIS FONTENELLE PEREIRA, Coordenadora de Educa��o e Pesquisa do Projeto Crian�a e
Consumo. Mestre em Psicologia Cl�nica pela Pontif�cia Universidade Cat�lica do Rio de Janeiro
(PUC-RJ). Atuou na �rea de Educa��o Infantil durante nove anos no Rio de Janeiro e em S�o
Paulo; tamb�m realizou atendimento terap�utico em crian�as com problemas de aprendizagem.
|
|
|
ENTRADA FRANCA
|
|
14 de abril de 2009 � ter�a-feira � 19 horas
|
Audit�rio do MASP � Museu de Arte de S�o Paulo
|
|
Avenida Paulista, 1578 - S�o Paulo / SP - Esta��o Trianon-MASP do Metr�
|
|
Informa��es: Palas Athena (11) 3266-6188
|
|
Realiza��o: Comit� Paulista para a D�cada da Cultura de Paz
|
www.comitepaz.org.br - www.palasathena.org.br
|
|