42º Fórum do Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz
- um programa da UNESCO -


MARCA: O QUE O CORAÇÃO NÃO SENTE,
OS OLHOS NÃO VÊEM.
REFLEXÕES SOBRE MARKETING E ÉTICA.
Stalimir Vieira

As relações que existem atualmente entre publicitários e clientes
parecem estar pautadas exclusivamente no mercado e quase nada
na ética
. Sucesso, profissionalismo e qualidade ética da marca; ações
de marketing éticas; o uso do marketing para disfarçar deficiências
éticas das empresas: estes são apenas alguns dos assuntos em pauta
quando refletimos sobre a contribuição da publicidade para uma
cultura de paz.

O marketing é uma ferramenta e, como tal, cumprirá a função que seu
operador der a ela. Portanto, a união de marketing e ética só será
uma utopia se, antes de mais nada, um ser humano ético for
também uma utopia
. Não podemos defender o que não conhecemos,
não podemos abraçar uma causa para a qual não fomos educados. A
ética é produto da educação.

São três as atitudes do consumidor diante da marca: 1) consumi-la
por falta de oportunidade de consumir outras marcas (esta perde
mercado dramaticamente diante qualquer alteração do quadro social
ou circunstâncias de vida do consumidor). 2) Consumi-la por
oportunismo (a marca não é confiável, mas o consumidor corre o risco,
especulativamente, e é cúmplice da suspeição ética – o
relacionamento do consumidor com estas marcas é totalmente
descartável). 3) Consumi-la por confiança (o consumidor compactua
com a atitude responsável da marca tomando uma atitude responsável
de consumo – e estas marcas eticamente confiáveis passam de pais
para filhos).

No longo prazo, a ética é o mais poderoso formador de imagem de
marca
. Ética é princípio. Princípio é raiz. Tudo que é gerado a partir
daí estará impregnado de espírito ético. Ser ético é, antes de mais
nada, dar-se o respeito. Marcas que se dão o respeito são respeitadas
pela sua comunidade, e despertam na comunidade um comportamento
distinto.


Stalimir Vieira – Publicitário com 30 anos de profissão. Foi diretor de criação da DPZ,
da W/Brasil, da Bates e da DDB Argentina. Professor e coordenador da cadeira de
criatividade e inovação da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Professor
convidado de pós-graduação em Comunicação Social da Universidade de Havana.
Membro do Conselho de Ética do CONAR (Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária)
e diretor geral da Stalimir Publicidade.


ENTRADA FRANCA


9 de agosto de 2005 - terça-feira - 18 horas

Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
Auditório Paula Souza
Av. Dr. Arnaldo, 715 - São Paulo - (Estação Clínicas do Metrô)

Realização: Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz


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