23º Fórum do Comitê Paulista para a Década da Cultura de
Paz
- um programa da UNESCO -

A Abordagem Transdisciplinar
Para a Formação Integral
do Ser Humano

Profa. Dra. Ondalva Serrano

A realidade na qual vivemos é complexa em suas
características sistêmicas, dinâmicas, integradas, relativas,
estruturada em redes interdependentes e em constante
processo de transformação e evolução.
O ser humano é um ser vivo, autopoiético, dotado de corpo,
cérebro e sentidos que, possuindo programa arquétipo de sua
espécie, dispõe de programa genético próprio e singular que
lhe permite, em vivências com diálogos internos e externos,
desenvolver seu aprendizado, consciência, compreensão das
leis e mecanismos do meio e, portanto, também desenvolver
sua capacidade de interferir nesses meios transformando-os.
A leitura pelo ser humano dessa realidade multidimensional,
multireferencial e multirelacional dos meios interno e externo
a seu próprio sistema, precisa de instrumental adequado de
interpretação para que as decisões por ele tomadas sejam
geradoras de qualidades e tenham sustentabilidade local e
planetária.
·A abordagem transdisciplinar com sua riqueza de
instrumental conceitual e metodológico pautado em
novos paradigmas pós-modernos, embora ainda em
construção, tem se constituído em ferramenta
indispensável de releitura do mundo para embasar ações
conscientes e responsáveis nas esferas humanas,
sociais e ambientais.
Ondalva Serrano – Formada em agronomia pela ESALQ/USP, com
especialização em Agronomia para o Desenvolvimento Integral, no
Centre International de Hautes Ètudes Agronomiques, na França, e
Doutorado em Agronomia na USP. É Coordenadora Pedagógica da
Rede do Programa de Jovens da Reserva da Biosfera do Cinturão
Verde da cidade de São Paulo, com sede no Instituto Florestal.

ENTRADA FRANCA

22 de abril de 2003 - terça-feira - 18h
Local: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
Av. Dr. Arnaldo, 715 - São Paulo - (Estação Clínicas do Metrô)

Realização: Comitê Paulista para a Década da Cultura de
Paz
- um programa da UNESCO -